Notícias

TJPR inaugura Memorial de Direitos Humanos

Legenda

TJPR INAUGURA MEMORIAL DE DIREITOS HUMANOS

Espaço visa à proteção e garantia dos direitos, além da defesa da democracia

Na sexta-feira (10/01), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou a solenidade de inauguração do Memorial de Direitos Humanos da Corte paranaense, localizado no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. O espaço multifuncional é dedicado à reflexão e à memória dos direitos humanos, e será utilizado para sediar seminários, workshops e outras atividades do Tribunal relativas ao tema. 

“O memorial é um símbolo do nosso compromisso, servindo como um farol constante da importância de protegermos os direitos de todos os cidadãos e de promovermos a Justiça e a equidade”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

Presente na cerimônia, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, destacou a importância da criação de um espaço de memória. “A inauguração de um Memorial de Direitos Humanos aqui na Justiça do Paraná é um marco para a Justiça brasileira porque representa um lugar vivo de memória e reflexão sobre a violação dos direitos, mas ao mesmo tempo dos deveres que todos temos para promover os direitos humanos”, afirmou o ministro.  

Um dos principais compromissos do Memorial é a proteção permanente dos direitos humanos já conquistados, bem como o fortalecimento da democracia social, sendo um espaço de reflexão e inspiração. Além de recordar as conquistas do passado, o espaço também busca engajar e motivar as futuras gerações na construção de um mundo mais justo e igualitário. 

Experiência imersiva 

Com um design tecnológico, o espaço proporcionará uma experiência imersiva para os visitantes, incluindo recursos audiovisuais avançados em exposições sobre a trajetória dos direitos humanos. Por meio de ações realizadas no espaço, o Memorial busca promover um ambiente que inspire iniciativas educacionais, cujas propostas possam sensibilizar a sociedade sobre a importância da constante proteção dos princípios fundamentais dos direitos humanos na sociedade.  

“Espero que quem venha e veja esse memorial saia com a reflexão de que precisamos ter um olhar atento ao passado e um olhar vigilante ao presente para garantir um futuro digno para todos”, afirmou o arquiteto do TJPR Gabriel Assad.  

Presenças 

Compuseram o dispositivo de autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; segundo vice-presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin, e sua esposa, desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin; procurador-geral do Estado Luciano Borges; primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Marcos Sérgio Sunye; presidente eleita do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rogério Mateucci; presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Federal, Fernando Quadros da Silva; presidente do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos, desembargador Fernando Wolff Bodziak; presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos; e procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior. 

Assista ao vídeo que retrata a a trajetória dos Direitos Humanos: